Primeira Aplicação - Olá MundoFX

Olá Galera!!

Hoje vou mostrar a você como é bem fácil desenvoler uma pequena aplicação no JavaFX.Vamos desenvolver uma aplicação para desktop, o nosso primeiro Olá Mundo. Para que você possa acompanhar nosso projeto é necessario que antes tenha instalado o Eclipse e Java. Caso não saiba é so acessar a minha primeira postagem sobre o JavaFx, e la você encontra os links para instalação.

Depois de Instalado corretamente, para darmos inicio a nossa aplicação, você deve abrir o eclipse, clicar na barra da esquerda e com o botão direito, dar New > JavaFX Project >  Colocar o nome do seu projeto e finalizar. Logo após você ira criar uma Tela principal onde vamos desenhar nossa aplicação, essa tela e criada dentro do Scene Builder. Abaixo a imagem descreve como você deve criar!


Logo após você deve clicar com o botão direito na sua Tela Principal > clicar Open With Scene Builder. Vai abrir essa tela para você abaixo.


Clique em AnchorPane e expanda a tela. Coloque uma Label e Button, ate a tela Fica assim:


Caso vocês tenha duvidas acesse o link abaixo, para saber mais detalhes de como trabalhar com o JavaFX.
Depois de Criado a tela vamos para o desenvolvimento. Dentro do seu projeto, temos o Main e OlaMundoController.  


Dentro do Main temos vamos usar esse Código:

package application;
import javafx.application.Application;
import javafx.fxml.FXMLLoader;
import javafx.stage.Stage;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.layout.AnchorPane;


public class Main extends Application {
@Override
public void start(Stage primaryStage) {
try {
/*
* Carrega o arquivo fxml e retorna um objeto do tipo do componente raiz do documento
*/
AnchorPane pane = (AnchorPane) FXMLLoader.load(getClass().getResource("OlaMundo.fxml"));
Scene cena = new Scene(pane);
primaryStage.setScene(cena);
primaryStage.show();
} catch(Exception e) {
e.printStackTrace();
}
}
public static void main(String[] args) {
launch(args);
}
}

E dentro do OlaMundoController esse Código:

package application;

import javafx.event.ActionEvent;
import javafx.fxml.FXML;
import javafx.scene.control.Label;
import javafx.scene.control.TextField;


public class OlaMundoController {
@FXML private TextField txtNome;
@FXML private Label lblMensagem;

@FXML public void exibirMensagem(ActionEvent event)
{
lblMensagem.setText("Olá " + txtNome.getText());
}
}

Quem ainda não entendeu como criar o projeto acesse esse link, que tem um video bem explicativo para poder ajudar vocês.


Então é isso, Agora você tem a primeira aplicação no JavaFx. Logo mais adiante, irei mostrar como usar imagens, botões de ações, e faremos um verdadeiro sistema. 

Ate a próxima postagem! Valeu Galera ^.^

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importando o PrimeFaces no Projeto!

Como Abrir Menus com Imagens no JavaFX